Blog - Dicas de aquarismo

Como calcular o volume do aquário em litros:

Antes de adquirir uma bomba submersa, um filtro, um termostato ou compressor de ar, é necssário calcular o volume do aquário para adquirir os equipamentos certos e mais adequados para seu hobby, a potência errada desses equipamentos interfere em todo ecosistema causando prejuízos irreparáveis.

A conta a ser feita é bem simples, multipique o tamanho em centímetros da largura, altura e comprimento, o resultado final é dividido por 1000. 
a fórmula para a conta é essa: L x A x C / 1000

Veja o exemplo na prática:
Um aquário com as seguintes medidas: 33 cm de largura, 34 cm de altura, 50 cm de comprimento

33 x 34 x 50 = 5.6100 esse valor é dividido por 1,000 que é igual: 56,1 arredondando, o resultado final é 56L 

Esse resultado é a capacidade máxima do aquário sem nenhum equipamento, peixes e enfeites. Leve em consideração esse valor para adquirir seus equipamentos. 


Como instalar o reator eletrônico para lâmpada ultravioleta PL ou compacta 2G11:

110V: Ligar os fios branco e preto na rede elétrica (o fio marrom deve ser isolado). O fio azul e o vermelho devem ser ligados de forma sequencial no soquete 2G11 (ex. ligar os dois fios azuis lado a lado e na sequência os dois vermelhos, ou seja, não intercalar as cores). Concluído essa etapa, o soquete deve ser encaixado na lâmpada.

220V: Ligar os fios marrom e preto na rede elétrica (o fio branco deve ser isolado). O fio azul e o vermelho devem ser ligados de forma sequencial no soquete 2G11 (ex. ligar os dois fios azuis lado a lado e na sequência os dois vermelhos, ou seja, não intercalar as cores). Concluído essa etapa, o soquete deve ser encaixado na lâmpada.

Veja aqui nossas opções de reatores

Veja aqui nossas opções de soquetes


Como instalar o reator eletrônico para lâmpada ultravioleta tubular:

110V: Ligar os fios branco e preto na rede elétrica (o fio marrom deve ser isolado). O fio azul deve ser ligado em um dos soquetes, e o fio vermelho no outro soquete. Cada soquete deve ser encaixado em uma extremidade da lâmpada.

220V: Ligar os fios marrom e preto na rede elétrica (o fio branco deve ser isolado). O fio azul deve ser ligado em um dos soquetes, e o fio vermelho no outro soquete. Cada soquete deve ser encaixado em uma extremidade da lâmpada.

Veja aqui nossas opções de reatores

Veja aqui nossas opções de soquetes


Para que serve Seachem Prime - aquarismo básico

Seachem Prime™ é um condicionador completo e concentrado e pode ser usado tanto para água doce, quanto para água salgada.

Prime™ remove o cloro, cloramina e desintoxica amônia. Seachem Prime converte amônia toxica para uma forma segura e não toxica, que é facilmente removida pela filtragem biológica.

Prime pode ser usado durante a formação do ciclo biológico, aliviando a toxicidade da amônia e do nitrito.  

Ele também irá desintoxicar quaisquer metais pesados encontrados na água em níveis de concentração típicas.
Prime™ também promove a produção e regeneração da mucosa natural protetora do peixe.

Não causa impacto no pH e não sobrecarrega o Skimmer.

Use desde a ciclagem do aquário e sempre que adicionar ou trocar parcialmente a água do aquário.

Todos os removedores de cloro operam através de um processo químico conhecido como a redução. Neste processo, o gás tóxico do cloro dissolvido (Cl2) é convertido em íons de cloreto não-tóxicos (Cl-). O processo de redução também rompe as ligações entre o cloro e nitrogênio e átomos da molécula cloramina (NCl3), libertando os átomos de cloro e substituindo-os por hidrogênio (H) para criar amônia (NH3). Normalmente, os removedores param por aí, deixando o aquário cheio de amônia tóxica! Seachem dá o próximo passo necessário que é a inclusão de um ligante de amoníaco para desintoxicar o amoníaco produzido no processo de redução. Tenha muito cuidado ao comprar condicionadores de água. Se o seu município inclui cloraminas no abastecimento de água, um removedor de cloro ou tiossulfato de sódio padrão não serão suficientes.
Prime™ promove a produção natural e restauração do muco, ao invés de depender de compostos de lodo artificiais ou não-nativos.

Como usar Seachem Prime

Use uma tampinha (5ml) para cada 200L de água, uma vez por semana. Para doses menores, observe que cada rosca da tampa tem aproximadamente 1ml. Se for adicionado diretamente no aquário, baseie a dose no volume do aquário. Se a temperatura for> 30 ° C e os níveis de cloro ou amônia estiverem baixos, use meia dose.

Mantenha esse produto sempre fora do alcance de crianças. Uso somente em aquários.

500ml do Seachem Prime, trata 20.000L de água.

Produtos para uso em conjunto com Seachem Prime.

Ao transportar ou colocar peixes em quarentena, use Seachem StressGuard™
Ao adicionar novos peixes, use Stability®. Ambos são ideais para uso com Prime®.

Compre o produto em: https://www.megaaquarios.com.br/seachem-prime-500ml​

 


Como usar termômetro de vidro no aquário

Antes de fixá-lo no aquário, limpe o vidro com um limpador magnético na parte onde será fixado o termômetro.

Escolha um local na parte interna do aquário, abaixo do nível da água, ou seja, o termômetro precisa ficar totalmente submerso e fixe a ventosa com o termômetro no vidro do aquário.

Acompanhe a temperatura pelo líquido vermelho presente dentro do vidro do termômetro, o limite do líquido vermelho indica a temperatura que a água apresenta.

Importante:
1 - O termômetro de vidro precisa ser fixado na parte interna do aquário e totalmente submerso para uma maior precisão na medição.
2 – Escolha sempre um local na parte posterior ao seu aquecedor para instalar seu termômetro.

Veja nossas opções de termômetro: https://www.megaaquarios.com.br/termometros
Veja nossas opções de limpadores: https://www.megaaquarios.com.br/limpadores
Veja nossas opções de termostatos: https://www.megaaquarios.com.br/termostatos-e-aquecedores


A importância do termômetro no aquário

Fique sempre atento na temperatura do aquário para manter o bem estar dos peixes e plantas, a variação de temperatura do seu aquário pode ser extremamente prejudicial para sua fauna.

Assim como os seres humanos e qualquer outro tipo de animal, os peixes e plantas aquáticas sentem a variação de temperatura, não só sentem como podem ter seu comportamento e saúdes afetados, chegando a casos extremos onde, tanto peixes como plantas, podem morrer quando ultrapassados os limites aceitáveis por eles, tanto para temperaturas elevadas quanto para temperaturas baixas.

Para garantir o bem estar da sua fauna em relação à temperatura, você precisa de dois equipamentos básicos, o termômetro para medir a temperatura e o aquecedor com termostato para ajustar a temperatura.

Veja nossas opções de termômetro: https://www.megaaquarios.com.br/termometros
Veja nossas opções de termostatos: https://www.megaaquarios.com.br/termostatos-e-aquecedores


Qual a diferença entre lâmpadas ultravioletas UV-A, UV-B, UV-C e luz negra

Lâmpada UV-A ou lâmpada actínica, actinic, mata mosca, BL - black light.

(radiação de ondas longas) de 315 nm até 400 nm.

Aplicação: Reprografia, carimbo, aparelho caça mosca, fototerapia, plásticos, adesivos, polimerização de azuis-sensível, cura de plásticos, tintas e corantes.
Aplicação no aquarismo: Favorecem o crescimento de corais e invertebrados, realça a florescência de todos animais do aquário, deixando-os com uma aparência mais viva. 

Lâmpada UV-B ou lâmpada rosa, grow-lux, lâmpada para plantas

(radiação de ondas medias) de 280 nm até 315 nm

Aplicação: Usada para tratamento de doenças dermatológicas em alguns aparelhos medicinais, cultivo de plantas in-door com pouca incidência de sol e para criação de répteis e anfíbios em cativeiro. 
Aplicação no aquarismo: Utilizada em aquários plantados para favorecer o crescimento de plantas por meio dos raios ultravioletas, além de realçar as cores dos peixes e das plantas.

Lâmpada UV-C ou lâmpada germicida, GL, esterilizadora, luz ultravioleta C

(radiação de ondas curtas) de 100 nm até 280 nm

Aplicação: Esterilização de ambientes, de ar, superfícies, objetos, industrias alimentícias, em locais farmacêuticos e médicos, tratamento de águas, piscinas, sistema de ar condicionado e locais onde houver a necessidade de esterilização.
Aplicação no aquarismo: Aplicada em um esterilizador UV, a radiação emitida pela lâmpada elimina micro-organismos nocivos, o que resulta no controle de algas, redução de odores desagradáveis além de deixar a água cristalina.

ATENÇÃO: Jamais exponha os olhos ou a pele à radiação emitida pela lâmpada ultravioleta UV-C germicida, sob risco de danos gravíssimos irreversíveis aos olhos além de queimaduras na pele.

Lâmpada UV-C de luz negra ou lâmpada luz negra, lâmpada efeito neon, black light blue - BLB

(radiação de ondas curtas) de 100 nm até 280 nm

Aplicação: Detecção e análise em arqueologia, verificação de notas falsas, ciência forense, indústria de alimentos, medicina, mineralogia, filatelia, bem como para efeitos especiais em clubes noturnos, discotecas, teatros, entre outras.
Aplicação no aquarismo: Emite efeito neon nos peixes e simula luz noturna para corais.

Sobre a loja

Distribuidora de artigos para aquarismo e pesca esportiva. Fundada em 2004 com o compromisso de oferecer o melhor custo benefício e satisfação dos clientes. Seja você um profissional, estudante ou apaixonado por aquários, lagos, fontes naturais ou artificiais, ornamentação e pesca esportiva oferecemos os melhores preços, variedades de produtos e condições de pagamento.

Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
Selos

Yara Bonetti de Abreu Pontes - CNPJ: 21.731.418/0001-49 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade